Virtual Threat - 2010
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Serviço público de DNS do Google

Ir para baixo

Serviço público de DNS  do Google Empty Serviço público de DNS do Google

Mensagem por brujah999 Seg Dez 07 2009, 08:47

Google anuncia serviço público de DNS – Saiba como usar


Na expectativa de permitir que os usuários tenham uma navegação mais rápida, segura e sem restrições, a Google lançou um serviço de DNS (Domain Name System) aberto, gratuito e disponível ao mundo todo. Trata-se dos seguintes endereços:

- 8.8.8.8;
- 8.8.4.4.

Cada site na internet possui um endereço IP. Como o volume de sites é muito grande, servidores de DNS espalhados pelo mundo guardam uma relação que informa qual endereço está relacionado a determinadas páginas. O problema é que, dependendo do provedor de internet do usuário, esse serviço pode ser lento ou conter alguma característica que incomode o usuário ou mesma o impeça de acessar certos endereços.

Para evitar problemas como esses, muitos usuários utilizam serviços públicos de DNS, sendo que o mais conhecido é o OpenDNS, que oferece os endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220. A partir de agora, a Google passa a disponibilizar o mesmo tipo de serviço pelos endereços informados no início do texto, que levam vantagem logo de início por serem fáceis de decorar.

Se você utiliza o Windows XP, pode usar os serviços de DNS da Google da seguinte forma: vá em Iniciar / Painel de Controle / Conexões de Rede e Internet / Conexões de Rede. Feito isso, escolha a conexão de rede que você utiliza e clique com o botão direito do mouse em Propriedades. Na aba Geral (ou Rede, dependendo do seu computador), selecione Protocolo Internet (TCP/IP) e depois clique em Propriedades. Escolha a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, informe a sequência 8.8.8.8 no primeiro campo e 8.8.4.4 no segundo.

No Windows 7, vá em Iniciar / Painel de Controle / Rede e Internet / Alterar as configurações do adaptador (canto superior esquerdo), clique com o botão direito do mouse na conexão que você utiliza e escolha Propriedades. Depois, vá à aba Rede, selecione Protocolo TCP/IP versão 4, clique em Propriedades, ative a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, informe a sequência 8.8.8.8 no primeiro campo e 8.8.4.4 no segundo.

Serviço público de DNS  do Google Confdns

Configurando endereços de DNS no Windows 7

Se você é usuário de Linux, Mac OS ou pretende informar os endereços de DNS da Google em um roteador, pode encontrar orientações neste link. Para mais informações, acesse a página code.google.com/speed/public-dns.

Referência: Official Google Blog.

Emerson Alecrim
brujah999
brujah999
Iniciante

Mensagens : 228
Data de inscrição : 14/10/2009
Idade : 42
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos